quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Faqs: Os principais problemas que um aerógrafo pode apresentar




 Estamos em uma época de aerógrafos baratos e acessíveis, de qualidade razoável, e nunca antes houve tanta gente aerografando por ai. Não falo só de kits, falo também de manicures, artesões diversos, grafiteiros, confeiteiros, funileiros, ilustradores e por ai vai...

Eu já trabalho a alguns anos com aerografia, com curso de aerografia para modelistas, e também com manutenção de aerógrafos, alem de possuir uma coleção interessante de aerógrafos. Minha experiência mostra que as pessoas cometem sempre os mesmo erros ao manusear essa ferramenta maravilhosa.

Por isso vou fazer um FAQ de aerografia, aquela série de perguntas e respostas rápidas sobre problemas de aerógrafo. Geralmente, bons aerógrafos, aqueles de grife, possuem um manual detalhado com um FAQ desses, matando todas as dúvidas. Mas esses aerógrafos chineses, os grandes responsáveis pela disseminação da aerografia pelo mundo, não o possuem. Por isso eu vou fazer um aqui, baseado em toda a experiencia que eu tenho do assunto. Vale para qualquer aerógrafo.



P: Meu aerógrafo é novo, funcionou duas vezes muito bem, na terceira parou?
R Seu aerógrafo está sujo, entupido de tanta sujeira. É necessário desentupir e efetuar a limpeza correta do aerógrafo.

P: Meu aerógrafo está duro, a agulha se movimenta com dificuldade, ou está travado.
R: Seu aerógrafo esta sujo. Anéis de acumulo de tinta na agulha geram essa falha. É necessário remover sua agulha e efetuar sua limpeza. Se o seu aerógrafo tiver um limitador de abertura da agulha na culatra, verifique se ele não está fechado.

P: Meu aerógrafo pulsa, mas meu compressor é de fluxo contínuo?
R: Seu aerógrafo está com problemas de vedação. Confira as partes vedadas e rosqueadas.

p: meu aerógrafo borbulha pelo copo de tinta?
R: Seu aerógrafo pode estar com problemas de vedação. Cheque as roscas e vedações dele. Ele também pode estar entupido parcialmente. Efetua a limpeza corretamente.

P: A válvula do meu aerógrafo esta dura, o fluxo de ar não fecha ou demora a retornar?
R: Sua válvula de ar pode precisar de um reaperto ou de uma lubrificação. Ou mesmo a válvula esta velha e gasto, necessitando ser trocada. Esse problema pode ser também sujeira na válvula, nesse caso, seu aerógrafo precisa ser limpo.

P: meu aerógrafo está fazendo um som muito agudo ao sair tinta?
R: você está utilizando tinta grossa demais, necessário acerto da diluição.

P: Meu aerógrafo solta fiapos de tinta como se fosse algodão doce?
R: você está utilizando tinta grossa demais, necessário acerto da diluição.

P: Meu aerógrafo goteja tinta durante a aplicação?
R: Seu aerógrafo pode estar com o bico ou agulha tortos, ou ambos, e será necessário substitui-los. Caso agulha e bico estejam ok, o problema pode ser a coroa torta. A coroa deve ser substituída ou removida. (cuidado ao trabalhar sem a coroa do aerógrafo, a agulha fica mito desprotegida) Em alguns casos, ele pode estar apenas muito sujo, efetue a limpeza correta.

P: Meu aerógrafo funciona corretamente, mas acumula tinta na coroa, até se tornar uma "gota" de tinta, e acaba espirrando no modelo?
R: Mesmo problema anterior. É necessário verificar se a coroa não está torta demais a ponto de prejudicar a performance. Agulha e bico podem estar danificados também a ponto de desviar o fluxo para a borda na coroa.

P: O fluxo do meu aerógrafo está torto?
R: Verifique se seu aerógrafo está devidamente limpo. Obstruções, tinta talhada ou pigmentos ressecados podem obstruir parcialmente o aerógrafo a ponto de desviar o fluxo.

P: O aerógrafo está limpo, mas o fluxo continua torto?
R: você pode estar com bico, agulha ou ambos danificados. Recomenda-se a substituição. Em alguns casos, danos na coroa podem entortar o fluxo também.

P: O aerógrafo está soltando água durante a pintura?
R: esse problema não é próprio do aerógrafo. Verifique seu compressor, filtro, mangueira e reservatórios.

P: Meu aerógrafo funciona, mas está soltando menos tinta que o comum?
R: Seu aerógrafo está sujo. Efetue a limpeza correta.

P: Compressor está devidamente ligado, mas não sai ar do aerógrafo, ou sai menos do que deveria?
R: Seu aerógrafo pode estar sujo. Efetue a limpeza corretamente. Se o problema persistir, pode haver problemas na válvula do aerógrafo ou obstrução pelos dutos de ar internos do aerógrafo.











conheça seu aerógrafo:

1- Coroa
2- Capa do bico
3- bico
4- Vedação da capa
5- Agulha
6- vedação da câmara do aerógrafo
7- Parafuso de fechamento da vedação da câmara
8- gatilho
9- Atuador
10- Apoio da guia da agulha
11- Guia da agulha (ou cão da agulha)
12- Mola de retorno da guia
13- Rosca ou Luva de encaixe da tampa da culatra
14- Garra da agulha
15- tampa da culatra
16- Trava de curso da agulha
17- Parafuso Limitador do Guia
18- Atuador da válvula
19- Vedação da entrada da válvula
20- Válvula de ar
21- bucha de fechamento da válvula
22- mola de retorno do fechamento do corpo central da válvula
23- corpo central da válvula
24- câmara de expansão da válvula
25- Nip ou Conector da mangueira
26- Rosca blocante do conector da mangueira.
27- Bico do conector da mangueira.



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Até a próxima



Um comentário:

Marco disse...

Obrigado pelas dicas