sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Funilaria com bonder (cianoacrilato), sem estresse, sem sujeira.

Bom dia meus amigos modelistas. Hoje eu vou falar sobre funilaria. Meus colegas do grupo de bate papo do blog me indagaram como eu fazia as funilarias em meus modelos, sem usar as massas putty. 

 Esse é basicamente o que precisamos para fechar uma fuselagem. Cola e lixas de gramatura diferente. Eu vou usar os dois tipos de cola. Mas pode ser feito só com bonder. Só com cola de contato ou Jet não rola, tem que ter um pouco de bonder num determinado momento

Primeiro o básico. Dryfit. Verificar o encaixe sem cola, ver se não é necessário nenhum ajuste na peça.



 Eu vou colocar cola em todo a extensão do encaixe. Todo lugar que precisa sumir a emenda, precisa de cola. Um gap, por mais minusculo que seja, sempre será um gap



Vou usar cola comu de plástico, essas com aplicador. Sempre teste ela, como eu fiz em um CD velho, para não temos acidentes com a cola entupida ou coisa parecida



Em superfícies grandes, como fuselagem de avião, vc não conseguirá passar cola em toda a extensão da peça. Quando vc chegar no final, a cola do começo já secou. Para isso existe as colas mais finas, como a extra thinn da tamiya. 

Ela consegue capilarizar para dentro das emendas, por mais fechadas que sejam. Também existe bonder mais finas para essa função.



Nesse momento, na secagem, é interessante fazer uma pressãozinha, diminuindo ao máximo o tamanho do gap, acelerando a secagem e dando uniformidade



É comum termos desnível, duas peças não estarem perfeitamente alinhadas. É preciso alinhar os dois lados


Para esse serviço, vamos usar uma lixa gramatura baixa, recomendo 450 ou 600, movimento circulares, 


  e sempre molhando a lixa na água


Preste atenção nas linhas das placas. A funilaria pode apaga elas.


Seja esperto. Abaixe as linhas antes que elas sumam.


Use uma ferramenta como essa. Um scriber





Chegamos até aqui, o problema está bem menor, mas a linha ainda está lá.


Essa hora entra em cena o super bonder (qualquer super bonder)


Colocamos uma gotinha numa superfície


e espalhamos pela linha do gap



Qualquer linha que precise sumir, precisa receber uma babinha de bonder.



Agora é preciso dar acabamento na linha. Usaremos lixas mais finas. O grande segredo da funilaria é usar lixas fé gramatura alta, 800 até 1200, nesse estágio. Menos que isso, 450 ou 600, pode ser usada para tirar o excesso de cola, mas o acabamento precisa de uma lixa fina



Sempre molhando a lixa na água, movimentos circulares, e paciência


Se vc for chique como eu, vc pode ter uma ferramenta elétrica para polimento. Essa é da gunze, mas já vi fazerem com escova de dente elétrica


Aparentemente a linha está aí. 


Se vc fez tudo certo, vc verá a linha, isso pq vc vai ter polido tanto o bonder, que ele ficará absolutamente fino e transparente, refletindo tudo que está atrás dele.


Mas ao passar a unha, vc saberá se a emenda sumiu ou mão. Se sentir algo com a unha, a linha ainda está lá. Repita o processo da cola e da lixa.



A prova final será o primer. Vou usar aque primer rosa que eu preparei outro dia para o outro tutorial


 O primer irá denunciar qualquer falha na linha. Ainda é possível fazer "alguma " correção micro, nada pesado demais, se a linha estiver muito grande ou aparente, será necessário repetir o processo.


 Toda essa funilaria fiz em questão de minutos, sem esperar putty secar, sem sujeira de putty na bancada, sem estresse. Rápido e eficiente.


Tem um esquema a seguir:
Dryfit
Colagem
Nivelamento
Camada de bonder
Acabamento 
Primer 
Se a linha ainda existir, repete o processo.

Um colega ainda figou em duvida, então eu desenhei um esquema para ele. Como não custa nada, estou colocando esse esquema desenhado aqui tambem.













Gostou? Duvidas, criticas ou sujestões, entre em contato pelo email budiv8@bol.com.br, pelo site www.blogdochiquito.blogspot.com, curta a pagina do facebook.com/blogdochiquito

Venha você também fazer parte do maior grupo de apoio a novos modelistas, e venha trocar suas experiências no grupo de bate papo do whatsapp do blog do chiquito.

Um forte abraço a todos, e até uma próxima!

3 comentários:

Unknown disse...

legal o esquema cara !! e se vc tem um gap grande com as peças já coladas? 'encher o gap' com bonder é uma boa opção, ao invés de usar a putty?

Bruno Santin Cascapera disse...

Sim. Eu aposentei putty a muito tempo. As vezes é necessário encherto de alugum material junto se o gap for muito grande. Tipo uma folha de estireno.

Bruno Santin Cascapera disse...

Sim. Eu aposentei putty a muito tempo. As vezes é necessário encherto de alugum material junto se o gap for muito grande. Tipo uma folha de estireno.