quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Falaremos um pouco sobre Filtros!



 Filtros: chamamos de filtros todos os efeitos que visam alterar tonalidades de cores em superfícies sem alterar a cor raiz. Os filtros servem pra esfriar, esquentar ou corrigir tonalidades de cores. Pode ser feito de forma generalizada num modelo, para acertos de tonalidade da pintura,  ou localizado para representar desgates ou irregularidades

O filtro consiste em acrescentar pigmento a essa pintura, para alterar a tonalidade, mas sem cobrir a cor original

Então como isso será feito no modelo?


Essa será nossa cobaia. Vamos supor que a cor esteja clara demais para o que precisamos. Ao invés de repintar, podemos corrigir com filtro.

Vou usar o preto. Preciso aplicar ele de forma que ele não cubra a pintura. Um aerografista muito experiente consegue fazer essa correção somente controlando o aerógrafo, mas tem uma forma para iniciantes

Vamos preparar uma solução muito fraca de tinta. Coloquei isso de tinta em um potinho



Complete com solvente.  A essa proporção, ele é quase um solvente sujo

Vamos aplicar sobre a superfície. Como a tinta está muito diluída, ela irá saturar muito rápido na superfície, então é importante aplicar de longe, com uma boa abertura , e aplicar camadas fininhas. Quantas forem necessárias até alcançarmos o tom que queremos. Lembrando que se aplicar 100x a camada de filtro, uma hora vc vai acabar pintando a peça de preto.



Lembrando mais uma vez que isso pode ser feito localizado, a fins de efeito.
Não só o escurecimento das peças pode ser feito através de filtros. Pode acrescentar calor ou frieza a pintura pela mesma técnica. Vou usar vermelho para aquecer a pintura


Mesmo processo de "solvente sujo"
Mesmo processo de aplicação

Para frieza, faz o processo com azul. Para corrigir a tonalidade das cores, basta usar os elementos componentes das cores, oi exemplares mais claros ou escuros da cor em questão, depende para que lado vc está querendo chegar, uma cor mais clara ou mais escura.

O shadding, ou pós shadding como as pessoas chamam erroneamente, consiste em aplicar essa técnica de forma controlada, para dar volume as diferentes chapas e peças de um modelo, escurecendo as bordas e desbotando o miolo.
Os efeitos de luz e sombra e ponto de luz também são feitos com filtros, de forma semelhante ao shadding. Mas no efeito "luz e sombra " se leva em consideração o formato inteiro do veículo, não só das partes individuais. No efeito ponto de luz, semelhante ao luz e sombra, mas adota-se um zênite para luz e gera-se sombras para esse ponto de luz.
 Efeitos de azulamento térmico e zimbragem também é alcançando com filtros, trabalhando diferentes temperaturas a uma única peça, como escapes de carros e tubeiras de jatos.

 O mercado está repleto de cores de natureza transparente, pensados para efeitos de filtros. É o caso dos clears. Clears de várias cores e marcas tem essa função, alteração de temperatura e tonalidades de cores. Mas na falta deles, vc pode aplicar as tintas da forma que eu mostrei.


Hoje eu fico por aqui. Duvidas, criticas e sugestões, escreva para mim no budiv8@bol.com.br, ou pelos site www.blogdochiquito.blogspot.com ou facebook.com/blogdochiquito.

Nenhum comentário: