terça-feira, 25 de agosto de 2015

O mito do pré-shadding



Certa vez, dando aula de plastimodelismo, ensinava o aluno a pintar seu avião, erá a sua primeira pintura com aerógrafo, primeira pintura usando duco, estava ficando bem bonito, mas alguma coisa incomodava ele... quando a pintura estava quase pronta, estávamos quase prontos para começar a fazer os efeitos, e ele não se conteve:
  • Quando vamos fazer o tal de pré-shadding?
  • Não vamos fazer pré-shadding- Respondi- Não faz parte do meu curso. Meu curso ensina os modelistas a fazer da forma antiga, tradicional, uma série de efeitos e filtros para tratarmos as cores, mas sem pre-shadding.
O aluno me fez uma carinha de cachorro sem dono – Pensei que ia aprender... vejo todo mundo fazendo...
A verdade é que ele nem sabia direito o que era, nem pra que servia, mas queria fazer. Com o andamento da montagem eu justifiquei o não uso da técnica e fui muito além nas técnicas de tratamento de cores, ele não só entendeu, como se manteve no hobby sem a pratica do pre-shadding, e hoje é o que eu considero um modelista bem sucedido, com trabalhos solos premiados, pinturas lindíssimas e tudo mais.
Pré-shadding é a técnica do momento. É só abrir um fórum qualquer de modelismo e logo você acha alguém riscando o modelo de preto antes da pintura. Muita gente faz isso mecanicamente, sem intender muito bem o porque, sem nunca ter ouvido falar no termo “ancoragem de cores”, e também sem muito alternativa para aquilo... parece até uma epidemia, vê-se a técnica aplicada em tudo, já vi até em figuras...
Não, não sou contra o pré-shadding. Não acho que você que pratique essa técnica esteja errado, e já ensinei algumas vezes para algumas pessoas que me pediram e me pagaram para ensinar o pré-shadding para eles, mas sempre que me é permitido, eu ofereço – Eu te ensino, mas eu conheço uma técnica melhor, quer aprender?
Essa minha má vontade com a técnica é derivada da má vontade que um dos meus mestres tinha com ela. Vou contar minha experiência...
Numa época pré-facebook ainda, quando eu engatinhava no mundo das técnicas avançadas do plasti, me deparei pela primeira vez, em uma revista europeia, um passo a passo incrível de uma técnica de pré-shadding. Confesso que na hora achei aquilo um máximo. Na mesma época, eu estava com dificuldade em aplicar tudo aquilo que estava aprendendo de shadding, filtros, ponto de fuga, ancoragens de cores, filtros no aerógrafo, filtros no drybrush, uso de clears, uso de mediuns, escala de cores, controle de aerógrafo e etc... Quando vi aqueles tracinhos pretos delicados sobre uma superfície pintada de primer clarinho, por um momento eu achei que todos os meus problemas estavam resolvidos...
Corri todo animado, com a revista debaixo do braço, para mostrar a “novidade” para meu mestre, quando de canto de olho, ele diz: “isso é um atalho pra montar mais rápido. Mas não fica bom. Fica feio. Já te ensinei os outros métodos, esquece esse do pré que não fica legal...” O sermão continuou por mais alguns minutos, o suficiente para eu sentir aquela sensação estranha, igual quando descobri que o papai noel não existia... Meus problemas não estavam todos resolvidos.
Mas é essa a função de nossos mestres. Prover o crescimento do aluno significa as vezes cortar um pouco as asas, deixar alguém pegar o caminho mais longo porque nem sempre o atalho é bom. O que ele fez comigo, é mais ou menos o que eu faço com meus alunos hoje. Mas do mesmo jeito que eu cresci e agradeço por ter passado por isso, meus alunos crescem e me agradecem por terem passado por isso também. Num evento de plasti que eu fui, um aluno me chama para me mostrar um modelo e aponta – O cara monta super bem, mas dá pra ver todo o pré-shadding do cara. O seu jeito é melhor mesmo! (meu jeito coisa nenhuma, aprendi assim, e ensino assim)
Ainda jovem no modelismo, conversando com um amigo de enorme bagagem no hobby, alguém que tem de tempo no hobby o mesmo que eu tenho de vida, o assunto pré-shadding apareceu, e esse meu amigo era mais um dos não adeptos da técnica. Mas através dele, eu conheci a história do pré-shadding, porquê ele ficou tão popular, e depois dando uma pesquisada, vi que tudo aquilo que ele dizia fazia muito sentido.
O pré-shadding é uma coisa muito antiga no mundo da arte. Trata-se de uma modificação na ancoragem das cores sobre uma superfície, ou seja, o comportamento que determinada cor tem relativo ao tipo, cor e textura da superfície a ser aplicada. Se você não sabe o que é ancoragem de cor, é porque provavelmente nunca teve que pintar uma parede de branco, e como é chato isso. É mais um entre tantos os recursos usados nas pinturas artísticas em geral. Essa forma de aplicar sobre as linhas de superfície e sobre bordas de um kit nasceu pela necessidade. Modelistas super capazes e experientes eram contratado por editoras para escrever em revistas de modelismo, dando suas impressões sobre a montagem do modelo, com fotos da montagem e do modelo pronto. Tudo muito bonito, só com um porem... Prazo. Um modelista tinha que montar, pintar, fotografar e escrever a matéria sobre o kit em dias, para que a matéria saísse a tempo da edição da revista. Todos nós modelistas sabemos que montar um kit em um mês , as vezes já não é algo tão fácil, e ainda fotografar e escrever fica mais complicado ainda, isso se o modelista escritor não tivesse de entregar mais de uma matéria por mês, ou pior, trabalhasse em mais de uma publicação, duplicando suas atribuições... Já passei por isso, não é mole não. Na verdade, como modelista profissional, convivo com a palavra “prazo” todos os dias, e as vezes a pressão interfere demais, e de forma negativa, na nossa “inspiração artística”.
Então a técnica do pré-shadding nasceu dessa necessidade de achar atalhos na montagem para se terminar um modelo a tempo da próxima edição da revista. Não quer dizer que o modelista da revista usasse o pré-shadding nos seus modelos para um competição por exemplo.
Continuei minha vida modelística sem o uso da técnica. (pelo menos não esse uso indiscriminado dela) E acabei descobrindo outras mais avançadas, outras mais simples, outras completamente artísticas, outras absolutamente técnicas... Mas ensiná-las eu já deixo para próximas postagens minhas, ou então você me procura para o curso, e eu te ensinarei porque dizer não ao pré-shadding.
Mas se você é um adepto, e gosta do resultado, continue usando. Não existe apenas um jeito de fazer as coisas, e o mais importante é você estar se divertindo, e gostando do resultado do seu trabalho, mesmo porque o resultado final de um pré-shadding bem feito fica bom sim, e é uma técnica simples, fácil de aprender, e bastante prática. Mas deixo aqui um link de uma demonstração que eu fiz para uns amigos no whastapp como fazer shadding de cores somente no aerografo, usando para pintar o modelo apenas uma cor, um aerógrafo, uma pressão e uma diluição.
Duvidas, críticas ou sugestões, escreva para mim no budiv8@bol.com.br ou no facebook.com/blogdochiquito



 Boa montagem a todos!!!





















link do video:

Nenhum comentário: