terça-feira, 6 de março de 2012

Ferrugem

Hoje pela manhã, meu amigo Emiliano me manda um email perguntando sobre ferrugem em kits. Vou postar minha resposta aqui para que sirva para outros que tenham duvida!


Vou te ensinar uma jeito que usamos em militaria, pega uma sucatinha ai e testa pra vê se a técnica te agrada:

1- Pega a peça e lixa com uma lixa macia (600 é um bom número) para texturizar a peça de forma homogênea.

2- Pinta essa peça com alguma tinta acrilica de cor marrom avermelhado, eu recomendo o red brown da tamyia, mas pode ser hull red, rust, brown, etc...
ps. Tente utilizar uma diluição no aerografo um pouco mais grossa do que vc esta acostumado a utilizar.

3- Com um pincel chato e uma tinta acrilica de cor metálica de sua escolha, vc vai fazer o efeito do Dry-Brush, que é aquele que vc molha o pincel na tinta, seca bem ele num papel ou pano até sair quase toda a tinta, e vai esfregar o pincel na peça.

4- A ferrugem está pronta, vc pode fazer esse efeito complementar a pintura em peças isoladas, ou então no caso de carros, vc pode enferrujar primeiro e depois aplicar um mão ralinha e localizada de tinta no carro (a cor que seria o carro novo) deixando apenas partes da ferrugem amostra.

5- A ferrugem para ficar boa precisa ser fosca, então não se esqueça de aplicar verniz fosco na região da ferrugem. O verniz foco sofre de falta de aderência, então deixe para fosquiar sua ferrugem para o final da montagem.

6- Este ultimo é opicional, mas vale a pena experimentar. Apos aplicação da ferrugem no seu carro, vc pode aplicar por cima da ferrugem uma camada de pigmento de cores oxidadas. O pigmento vai dar aquela textura esfarelada na ferrugem.

aproveite e me fale como ficou depois.

Um abraço a todos!

sexta-feira, 2 de março de 2012

F-105 D trumpeter 1/72






 Mais um bom kit finalizado. Neste modelo, a trump mandou bem. o kit possui muito pouca falhas. A principal falha do kit, alem de um problema crônica na junção do flap na asa, é a falta, ou melhor, omissão de talhes importantes de interior e caixas de rodas, e tais falhas não se justificam no kit que mesmo na escala de 1/72 possui regiões com a asa e motores extremamente detalhadas e delicadas. Mas essas falhas foram corrigidas com maestria utilizando-se photoechetds da eduard, dois sets, um para interior e outro para exterior. O plastico é de boa qualidade e resiste bem ao thinner, bom pra quem usa tintas automotivas. É um kit que pode ser oferecido a alguem sem tanta experiência, tanto pela natureza do avião original  quanto pela engenharia do kit, o processo corre muito bem em todas as fazes. Pra que gosta de aviões do vietnam, esse é um prato cheio.