domingo, 8 de maio de 2011

Kv-1 Trumpeter, o colosso russo em um colosso de kit.









A família Kv de tanques foi a bem sucedida linha de tanques pesados soviéticos durante a maior parte da segunda guerra. Ele não tem a importância tática e histórica que seu irmão menor t-34 teve, mas foi sem duvida um “enorme” reforço as linhas vermelhas de ataque. O Kv começou a ser concebido antes mesmo da guerra, e seu desenvolvimento foi acelerado durante o inicio da guerra quando seu antecessor pesado, o t-35, demonstrou total inadequação nos formatos mais recentes de combate.
Como já foi dito, ele não deixou sua marca na história tão forte quanto seu “irmãozinho” t-34 deixou, mesmo porque ele não foi fabricado no mesmo volume e nem utilizado com a mesma freqüência. Mas a herança técnica que o kv deixou para os futuros tanques pesados foi tremenda. O kv seguia a tendência soviética da época em se fabricar armas para qualquer um poder usar. Ao mesmo tempo que ele era moderno e revolucionário em alguns aspectos, em outros ele era extremamente simples e prático para que qualquer fazendeiro que já houvesse lidado com um trator, por exemplo, ou um motorista de caminhões pesados, pudessem guiar um Kv. Foram feitos, só do Kv-1 mais de cinco mil unidades até 1943, quando sua fabricação foi interrompida e o Kv foi substituído pelo moderno Kv-13, conhecido também como tanque Stalin.
Durante um curto período de férias, após terminar uma encomenda, resolvi que iria montar alguma coisa pessoal para mim, mas tinha que ser um projeto rápido, de preferência uma militaria, algo para ser feito “out of Box”. A escolha do Kv-1 da trumpeter não podia ser mas acertada.
O kit é ótimo, simples de montar como um Tamiya, mas com detalhes de um Dragon. A facilidade de montagem do kit me surpreendeu. A única dificuldade, se podemos chamar de dificuldade, fica pela esteira “link-by-link”.
O kit me agradou demais, e coube direitinho dentro das minhas férias, e mostrou a seriedade da trumpeter no seus novos kits. A “trump” esta cada vez mais querendo se colocar entre as grandes de forma definitiva, e tem mostrado poder para isso. Os chineses não estão de brincadeira não! Segue as fotos. Um forte abraço e até a próxima!


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Blackbird Testors 1/48

Olá amigos leitores.
Entre encomendas e aulas, achei um tempinho pra deixar um amigo feliz. A muito tempo atraz acompanhei um amigo modelista começar um kit muito bacana, um blackbird 1/48 da testors. Bacana pelo avião, que é lindo, porque o kit deve um pouco em qualidade. Mas esse amigo só havia começado o kit. Anos depois, a alguns meses atraz, perguntei o que ele havia feito com aquele kit. O kit estava do jeito que eu tinha visto. Confesso, sou apaixonado pelo blackbird, e me ofereci terminar de graça o kit pra ele, mesmo sabendo que o kit peca em qualidade. Ouvindo essa converça, meu velho amigo e tão citado aqui Kevork se propos a ajudar tambem.
Hoje, estamos ambos quebrando a cabeça com o kit, Kev dedicado no interior, e eu me ocupando do resto. Em breve algumas fotos mais detalhadas do processo. No momento estamos acabando de abaixar os scribs, terminando o interior e fechando o bixão.
Em breve tambem, mais fotos do projeto Quimera finalizado e algumas rezenhas de montagem. Um grande abraço e até a próxima.