domingo, 22 de agosto de 2010

Começo das obras



Foi iniciada as obras de restauro no harbor tug. O primeiro desafio é torna-lo um "kit cru" novamente, desmontando e tirando sua tinta velha. Não sei qual foi a cola utilizada na época de montagem deste kit, mas com certeza ela não foi feita pra durar quarenta anos, apesar do estrago que ela fez no plástico! O kit estava se desmontando sozinho. Em nenhuma parte foi necessário utilizar a força ou algum produto químico para soltar a cola. Ao desmontar o kit, ficou claro o estado ruim em que ele estava, e os estragos, os ataques que a cola fez no plástico foram bastantes severos, mas remediáveis. Mas está claro que o putty, modelling paste, bonder e epóxi vão corres soltos neste kit para refazer os estragos do tempo.

A tinta original também não foi feita pra durar. O kit estava com a pintura bem deteriorada, completamente descascada e desbotada (ué, mas não é isso que agente faz com a pintura dos kits?). Eu pesquisei entre diversas técnicas para retirar a tinta de um kit, passando pela soda e indo até o fluido de freio. Mas tive receio de aplicar qualquer técnica química para retirar a tinta, por não saber qual foi a tinta usada originalmente e também por receio de que o plástico não agüentaria após anos de enfraquecimento. Optei pelo mais difícil, raspar e lixar toda a tinta antiga. Sem duvida deu trabalho, mas por outro lado, esse processo serviu que fizesse os primeiro reparos na superfície do plástico.

Agora o kit esta desmontado e sem cor, quase irreconhecível. Agora, vamos pintar e montar ele novamente com o que temos de melhor em técnicas, e dar vida nova para que dure mais quarenta anos de boas recordações.

 

Um forte abraço e até a próxima!


domingo, 8 de agosto de 2010

Harbor Tug

Esta lançado o desafio! Quando ainda estava trabalhando Horiginal Modelismo, fui procurado para um desafio. A restauração de dois kits, dois barcos, montados a muito tempo a traz por um colega modelista, que por sinal, infelizmente, já não caminha mais entre nos. Seu filho os trouxe para que eu pudesse restaurá-lo. Para a época dos modelos, até que eles foram muito bem montados, levando em consideração a falta de equipamentos e produtos para época. O tempo não foi generoso para a conservação destes modelos, e alguns descuidos ainda o prejudicaram mais, mas esses kits vem carregados de emoção e valor sentimental.
Quando alguem procura um modelista para a montagem sob encomenda, trata-se do kit, versão, nivel de acabamento e preço, e se espera que o modelista faça algo digno de seu nivel de capacidade e ate mesmo de fama no hobby. Mas confesso que é primeira vez que sou procurado para restaurar kit do qual o valor é unicamente sentimental. Não é apenas um amontoado de peças prontas para virarem um modelo, cada pequena peça presa ao kit tem o seu valor.
Isso tudo engrandece o desafio, e como sempre, o kit deixa de ser do cliente e passa ser meu, pelo menos pelo tempo em que demorar a montagem, e passa para mim toda a responsabilidade, e também o carinho, sobre o kit.
A perspectiva muda quando o kit tem uma importância do "jeitinho" que ele é. Minha função aqui é apenas deixar ele novo de novo, recolar algumas peças e etc. Não necessariamente a realidade é uma meta obrigatória, mas se eu fui designado para montagem por ser um bom modelista, eu preciso colocar esse meu talento no kit.
Sem duvida é um desafio. Nas próximas semanas veremos as escolhas, as modificações e os efeitos que colocarei nesta primeira parte do desafio, um harbor tug da Revell que como mostra as fotos, já estava bem simpático para um kit com mais de trinta anos...
Um bom domingo para todos, um feliz dia dos pais, e uma boa semana para todos!

domingo, 1 de agosto de 2010

Mais algumas fotos

Gostaria de ressaltar que o projeto do Bv p194 já esta finalizado, estou apenas liberando as ultimas fotos. Assim que tiver um tempinho sobrando, irei realizar umas fotos mais bonitas, mais artísticas, tanto do bv quando do 110. Por enquanto vai essas mesmo.
O projeto agora é a restauração do Habor Tug, um kit bem das antigas do qual eu to restaurando para um amigo meu. Essa semana já coloco as primeiras fotos.
Ainda sobre o BV, acho qua já falai tudo o que tinha dele. Ele já é um kit publico, já participou da convenção da baixada santista, não ganhou nada lá, mesmo porque a competição de 1/72 estava muito boa e repleta de bons kits, tava difícil de ganhar alguma coisa, mas recebi elogios suficientes para ficar feliz. É legal competir, mas o hobby não é só isso.
Um forte abraço a todos e bom domingo!