quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Reforma na casa de máquinas.


Quando dos acertos sobre como seria feito o restauro do Habor Tug, havia ficado acertado que o motor elétrico que ele tinha não precisaria ser recuperado. Tratava-se de um motorzinho antigo, que fazia a hélice girar. Estava ali pois este barco nasceu como um presente de um pai ao filho para que esse brincasse. Como a função dele daqui por diante seria apenas a exposição, o motor foi deixado de lado no acerto.

Mas este detalhe não me passou despercebido. Aquele motor tinha um significado importante para o conjunto da obra, e fazia parte do projeto original da revell que já fazia o kit com as cavidades de pilhas no casco. Resolvi por conta própria que colocaria o sistema pra funcionar novamente.

Era bem simples. Um motos elétrico de 3v montado em um batente de madeira improvisado. Ele era alimentado por duas pilhas alojadas no casco, com contatos de latão bem grandes e rústicos. O acionamento se dava por uma chave simples que saltava de dentro para fora do piso do deck principal. A transmissão se dava por uma pequena junta de mola que conectava o eixo do motor com um eixo grande ligado direto a hélice. Muito bem bolado pois o ângulo do eixo do motos com o da hélice é de uns vinte graus. O "projeto elétrico" era bem simples e eficiente, porem o motor não dava nem sinal de funcionamento. Foi preciso fazer um pequeno restauro na casa de maquinas do barco.

Foram removidas as cavidades e os contatos de latão originais do kit, e no lugar foi colocado em caixa de pilhas moderna, mais compacta e eficiente. Toda a fiação foi trocada, e as emendas foram todas soldadas. A chave permaneceu a mesma, mas também teve os contatos soldados. O motor foi desmontado, limpado e lubrificado e voltou a funcionar perfeitamente como novo. O batente de madeira foi mantido, mas ao invés de parafusado, agora esta colado com epóxi.

O sistema antigo de pilhas obrigava que o deck principal não fosse colado ao casco, e sim parafusado, criando frisos na emenda e não vedando o porão do barco. Com a nova caixa de pilhas, o deck foi colado ao casco, e toda e emenda foi tampada. Por mais que eu duvide muito que este barco volte para alguma banheira ou piscina algum dia, ele estará pronto para cumprir novamente esta função, agora melhorado.

Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima semana!

Nenhum comentário: