sábado, 7 de junho de 2008

Obra Finalizada!



Depois de um pouco mais de um mês, um tubo de bonder, um gasto aproximado em 100 reais (sem contar o kit) boas e más experiências com o kit, finalmente terminei. Finalmente nem tanto, afinal, um mês para um kit é pouquíssimo tempo. Houve uma época em que eu era um pouco mais rápido, e menos detalhista, em que eu conseguia fazer até um kit e meio por mês. Agora, eu curto mais os kits, me apego mais aos detalhes e viso também ganhar uma medalhinha ou outra nas convenções, afinal nada é melhor do que ser recompensado por seu trabalho. Mas também não vivo disso. Acredito que meu trabalho seja bem mediano e nem sempre as medalhas vem para mim. Mas ao contrário da grande maioria das pessoas, eu gosto de ouvir críticas, principalmente quando esta vem dos grandes mestres do plastimodelismo. As criticas me ensinam e me motivam a estar sempre melhorando em relação ao meu trabalho. Agora esta na hora de por meu trabalho em cheque!
Faz quase um ano que não participo de uma convenção. As convenções do GPPSD são sempre na época de provas finais da faculdade, e tive que abdicar da ultima em dezembro passado. As de fora de São Paulo eu vou quando tenho grana, e isso é muiiiito raro. A ultima da baixada santista não fui para terminar o Corsair. E é dele que vamos falar agora.
Este é o primeiro kit terminado aqui no blog, e vou fazer uma avaliação final dele como pretendo fazer com os próximos.
Partindo do principio. O kit começa a cativar dentro da caixa. Bastante arvores e peças para um kit 1/72 e uma riqueza de detalhes de scribs que faz inveja até pra kits 1/48. O plástico e de boa qualidade, fácil de trabalhar, com boa ductibilidade e elasticidade mas sem ser quebradiço, digno desta nova geração de poliestirenos que encontramos nos kits modernos, porem fica a ressalva, e bom maneirar no thinner, da para usar mas se não for bem feita a diluição da tinta, o plástico vai arrepiar bastante, diferente de alguns poliestirenos antigos mais resistentes ao thinner.
A junção da fuselagem não traz muitos problemas, alem do básico como perda de scribs e rebites, coisas normais de todos os kits, bons ou ruins. O interior do cockpit peca. Existe detalhes muito bem feitos que somem depois de montado e outras coisas importantes como os painéis simplesmente não existem, nem mesmo em decal. A solução é utilizar photoetched do kit da italeri. Não sei se há uma folha de photoetched própria do kit, pelo menos não achei na época em que procurava, mas com algumas adaptações simples na folha da Eduard feita para o kit da italeri, e possível deixar o interior do avião maravilhoso.
Todas as peças do kit, com pouquíssimas exceções, possuem seu encaixes corretos, ocasionando um fácil posicionamento destas, economizando muito do nosso tempo. Apesar de ter usado apenas algumas partes, a folha de decal, alem de muito bonita, é de excelente qualidade. As caixas de roda e os trens de pouso possuem uma certa dificuldade, mas as peças são bem feitas e todas encaixam. Os armamentos vêm em quantidade superior a necessária e é possível escolher a configuração delas no avião. O Canopy é bem feito e tem seu encaixe no avião mediano, poderia ser melhor, mas não chega a ser um defeito.
Concluindo:
Pontos positivos: Kit moderno com ótimos encaixes e bem detalhado.
Pontos Negativos: Falta de painel e o manual é meio confuso.
Nota de 0-10: 8,5.


Vou concluindo por aqui agradecendo aos meu grandes amigos, Kevork por tudo que ele fez, patrocinando e incentivando a montagem deste kit, e ainda por cima me emprestando a maquina fotográfica, muito obrigado Kev, esse kit foi pra você, e Marcelo Guerra, esse monstro do plastimodelismo, do qual tenho o enorme prazer de dizer que sou amigo, foi o cara que me ensinou 99% do que eu sei sobre plastimodelismo, e que ainda por cima identificou uma falha no acabamento do avião na ultima hora e me ajudou acertando. Em breve, e com orgulho, Marcelo Guerra estará por aqui abrilhantando este humilde blog. Um grande abraço a todos que me apoiaram, me criticaram ou simplesmente não me atrapalharam, e em breve, teremos um SB-17 e um BF-110 por aqui. Até a conveção.

Nenhum comentário: