segunda-feira, 9 de junho de 2008

Day after, um pequeno adendo após a convenção.

Ontem, ao chegar em casa sem nenhuma medalha, meu irmão me perguntou: Vale apena correr tanto com o kit, deixar de sair, faltar em compromissos para terminar um kit em um pouco mais de um mês para leva-lo em uma convenção e não ganhar nada? Minha resposta foi: Valeu, e valeu muito. Competir com modelistas tão consagrados e com modelos tão bonitos só pode engrandecer uma pessoa, por mais que não se ganhe nada. Simplesmente adorei. O nível da aviação estava muito bom. Ontem foi o dia de modelistas consagrados se consagrarem ainda mais! O nome do dia, na minha opinião foi o de Paulo Rago, sem tirar mérito de outros nomes, como o De Martini, Gunter, entre outros. Paulo Rago, a quem conheço a alguns anos e considero um bom amigo, foi brilhante. Não teve ninguém que não tivesse parado pelo menos um minutinho defronte ao seu belíssimo B-17, alem de seu Stuka, e o Camberra, ao qual, muito justamente, não venci. Alem de suas parcerias com o Luigi e com o Kevork, ambas muito vitoriosas. Luiz e Rago a muito tempo dominam a seguimento de aviação Italiana 1/72, com trabalhos riquíssimos em kits assombrosos! A parceria Rago e Kevork tambem vem sendo muito vitoriosa. Até então, tal parceria havia nos proporcionado os mais belos aviões japones 1/48, e ontem a dupla arrasou com um c-119k, que apesar de não ganhar medalha por falta de categoria, ganhou como a melhor aviação da temática Vietnam. Isto prova que este preconceito dos modelistas em criticar duplas de modelistas não passa de inveja. Sempre montei sozinho mas sempre fui a favor de as duplas se assumirem. O hobby não é obrigatoriamente singular, onde ser coletivo tambem. Cansei de ouvir criticas da dupla Luiz-Rago. Paulo Rago nunca teria feito aquelas beas pinturas nos aviões italianos do Luiz se ele não tivesse lixado e montado aqueles kit horriveis que os dois montam. A mesma coisa com Kevork-Rago e Kevork-Guerra. Na minha opinião, o mal entendido e o mal estar ocasionado na entrega do melhor avião da temática foi muito desnecessária. Com certeza, alguem mal intencionado ciente do caso, cantou a bola para a organização dizendo que quem havia montado o c-119 foi o Paulo Rago, e não o Kevork. Instantes depois, Kevork teve que subir ao palco para receber o mesmo prêmio. E porque não subir os dois no palco, afinal foi a dupla que montou. É muita hipocrisia. Outros modelistas recebem o kit montado, e depois só pintam. Não há problemas nisso, o cara gosta de pintar e pinta bem, mas ele não quer montar, não gosta, qual o problema nisso? Qual o problema em dois modelistas quererem se unir em prol de ter um modelo campeão? Se o cara que montar sozinho tudo, como eu, e quer competir, o problema é dele! ( e meu tambem). Não formou uma dupla com um colega modelista porque não quis. O best-of-show deste anos foi feito a quatro mãos, um casal, que pessoalmente não conheço, que se unem para fazer um excelente trabalho, e devem continuar, porque estão fazendo um ótimo trabalho, e anda vão ser muito premiados! Abaixo ao singularismo forçado! As pessoas montam como, onde e com que quiser, e quem achar ruim, que arrume um parceiro e saia desta toca escura em que se esconde montado. Detalhes que gostaria de lembrar da convenção: A briga entre dois Fw-190 montados com um mesmo propósito, todo aberto, aquele avião de reabastecimento apoiado sobre uma cabine de b-52, aquele lindos Mig-21 “terceiromundistas” que apagaram a presença do meu corsairII ( fiz questão de cumprimentar o modelista ao qual também não conheço, montar mig-21 russo ou chines não ta com nada), o catalina chegando na praia, o diorama do meu grande amigo Afonso também na temática Vietnam, um pequeno diorama do B-25 que estava maravilhoso, os poucos porem fantásticos helicópteros, os maravilhosas militarias do meu amigo Giuliano, sempre humilde com aquele papinho “mas meu kit nem tava tão bom, eu ache que tinha melhores”, entre outras coisas. Agora temos Santos e Campinas, e a vida continua. Já falei muito. Um grande abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala titio, parabens pela iniciativa de seu blog, e admirei a sua atitude em dizer que "sim valeu a pena ter perdido horas em meus modelos mesmo sem ganhar nada".....afinal isso é um hobby em primeiro lugar, e tbm estar doslados dos amigos.........abraços da HOriginal modelismo